Backend x Frontend

Hoje quero falar com vocês sobre Backend e Frontend não vou definir exatamente cada um deles, porem vou falar um pouco sobre a minha experiência no mercado de trabalho analisando os dois lados e o que geralmente as empresas pedem para essas profissões. Vou começar com Designer pois é um dos papéis fundamentais em uma empresa de desenvolvimento rs.

Designer ———————————————-

O Designer é o cara que cria Todo o Layout do Projeto, ele pode ser SÓ Designer ou Designer UX com conceitos de Usabilidade, basicamente sua função é analisar o mercado e usar a criatividade para desenhar sites, ou campanhas novas. É Bom lembrar que dentro de backend e frontend (GERALMENTE) temos 4 tipos de Divisões são elas:

Programador Backend ———————————–

Responsavel pela CRIAÇÃO das funcionalidades do site, ou seja quando você cria uma conta em um e-commerce e precisa que esses dados sejam armazenados para que possam fazer a entrega do seu produto na sua casa, ou entrar em contato com você. ou tudo que for funcionalidade é função do Programador Backend. Ex de Linguagens: Java, PHP e etc…

Analista Backend ————————————-

Responsavel pela CORREÇÃO das funcionalidades do site, geralmente faz a mesma coisa que o Programador, porem só trabalha na camada de correção das tarefas que o “programador” já realizou. Ex de Linguagens: Java, PHP e etc…

Programador Frontend ———————————

Responsável por receber o LAYOUT do site do Designer, geralmente nas agências você recebe um arquivo .PSD (Extensão do Photoshop) e a sua função é transformar esse .PSD em uma aplicação, programador frontend atua na camada HTML, CSS e JavaScript.

Analista Frontend ————————————

Responsável pela CORREÇÃO ou implementação de novas paginas, esse geralmente recebe o Projeto do Programador Frontend e é responsavel por manter o projeto rodando, fazendo correções e novas implementações no projeto já existente. Em algumas agências a destribuição destes cargos e projetos são divididos entre dois times:

Time de Delivery:

O Time do Delivery Conta com Programadores Backend e Frontend que recebem o “escopo” ou o “O Planejamento do Projeto” e são responsáveis por entregar a aplicação do cliente, que eles chamam de “DEPLOY” ou seja PRONTO PARA VENDER ou Pronto para Funcionar (normalmente quase pronto rs).

apartir do momento que a aplicação esta no AR ou seja foi entregue, consideramos ela como uma “Aplicação em Produção” o termo parece meio confuso, pois quando se fala em PRODUÇÃO se referimos ao SERVIDOR oficial da APLICAÇÃO, no caso de um Ecommerce “produção” seria dado ao servidor que está de fato o site que já realiza as vendas e entrega os pedidos. Time de Ongoin: Com a aplicação já em “PRODUÇÃO” o time de Ongoin recebe geralmente as cagadas do time Delivery e é responsavel por corrigir e fazer a manutenção para os clientes, esse time é formado com os Analistas Backend e Frontend que são responsáveis por implementar novas tarefas dos clientes, e resolver os problemas que vão ocorrendo durante esse tempo. Geralmente esse time é responsável por atuar em servidores de “HOMOLOGAÇÃO” ou “QA” que são os famosos servidores de teste antes de publicar para “PRODUÇÃO.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *